O Bosque da Freguesia, situado na APA do bairro de mesmo nome, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma área de 310 mil metros quadrados (31 hectares), criada pela Prefeitura municipal carioca no dia 18 de setembro de 1992 e uma das poucas reservas florestais ou áreas voltadas ao lazer oficialmente protegidas ou tombadas por Lei na imensa região da baixada de Jacarepaguá. Os sub-bairros de Gardênia Azul e Anil são vizinhos ao parque, o qual é delimitado pelo Rio Sangrador, área de fundos do RioShopping Jacarepaguá e as Estradas do Gabinal, Estrada do Caribú e Tenente Coronel Muniz Aragão (popular 'Estrada do Capão'). Seu principal acesso se dá por esta última.
É uma área à disposição do público das terças a domingos, das 6h às 17h. Cortado por 2,5 km de alamedas e trilhas ideais para tranqüilas caminhadas. É notória a presença de pequenos répteis e mamíferos nativos da mata atlântica como o caxinguelê.
Objetivos da UC: Preservar os exemplares raros, endêmicos, ameaçados de extinção ou insuficientemente conhecidos da fauna e da flora; preservar e recuperar a cobertura vegetal nativa existente; desenvolver o estudo e pesquisa da fauna e flora; desenvolver a educação ambiental; estimular as atividades de lazer quando compatíveis com os demais objetivos do Parque.
Como foi formada, eventos relevantes…
Além da paisagem, o Bosque oferece ao visitante diversas atividades.
- Caminhadas (2,5Km), atividades esportivas e de recreação, desenvolvidas no campo de futebol, na quadra polivalente e nos aparelhos de ginástica.
- O play oferece diversão garantida para a garotada e a área de convivência inclui mesas de jogos.
- Outro símbolo do Parque é a estátua “Alegoria às Artes”, esculpida em mármore de Carrara, no local desde 1995.
- O estacionamento é externo ao parque, situado ao longo da Av. Tenente Coronel Muniz de Aragão.